Página Principal | O Fundador | A Escola Nova | Jornal | Galerias | Links
Centro de Recursos Maria LucíliaLacerda
 
 

    Por : Pedro Faria

    A inauguração do Centro de Recursos Maria Lucília Lacerda é um marco fundamental para a nossa Escola. É fundamental pela grande importância que a professora Lucília teve na nossa História.

    A ideia de dar o nome “ Maria Lucília Lacerda “ ao nosso Centro de Recursos surgiu pouco tempo após o seu falecimento. O seu mentor foi o fundador do Externato. Recordo o dia em que a professora faleceu, quando o meu pai partilhou connosco que tinha sentido que desde aquele momento havia perdido um grande apoio. Dizia que a Professora Lucília, pelo seu exemplo de fidelidade, serenidade e sabedoria, juntamente com o sentido de responsabilidade e ponderação, tinha sido um pilar fundamental para esta Escola. Dizia também, que tinha sido uma pessoa que marcara muita gente, deixando a semente de todas as suas qualidades em muitos daqueles que ainda hoje trabalham neste Externato.

    Serviu muitas vezes de contraponto à emotividade e assim contribuiu para que as grandes decisões fossem as mais correctas.

    Tivemos a infelicidade de perder em dois anos perder as duas figuras mais importantes da nossa Escola, mas também tivemos a felicidade de nos terem deixado um grande legado pedagógico e de experiência de vida.

    Pedagógico, pela forma como sentiam o ensino, pela marca que deixavam nos alunos e pela referência que são para os outros professores. De experiência de vida, porque passaram os seus momentos mais difíceis de uma forma exemplar e sempre fiéis aos valores de transparência, verticalidade, honra e dignidade.

    Em Outubro de 2000, numa conversa sobre as obras da Escola Nova, a professora Lucília comentou que não iria ter a felicidade de estar aqui presente. Mas não é verdade, porque sentimos a sua presença. A sua figura exemplar irá ter como símbolo este Centro de Recursos manifestada na fonte de inspiração para todos aqueles que contribuem para que este Externato seja cada vez melhor.

    Por tudo o que fezem prol do ensino e por tudo aquilo que nos deixou, não podíamos deixar de associar o nome da Professora Maria Lucília Lacerda ao Externato João Alberto Faria.

    Ao Tomás e à Marta gostaria de dizer, em nome de todo o Externato, que foi para nós de muita honra e orgulho partilhar a grande mãe que tiveram.


    Por. Margarida Gonçalves

    É simples falar sobre uma pessoa como a Maria Lucília, porque a simplicidade e a descrição foram as suas principais características humanas que nos acompanharam durante o tempo que privou connosco.

    Ao longo dos anos, a Professora Lucília habituou-nos a que o profissionalismo e a dedicação de uma pessoa se podem impôr pela delicadeza e bom trato de todos os que nos rodeiam.

    Talvez a maior homenagem que lhe possamos fazer neste dia, seja recordá-la na sua candura de trato, deslocando-se quase silenciosamente pelos corredores das antigas instalações, dando instruções e zelando para que tudo estivesse perfeito. Os anos foram passando, mas a sua dedicação e empenho à nossa escola foram-se mantendo e reforçando, mesmo nos momentos mais difíceis que atravessou.

    Para nós, mais novos, os seus últimos anos foram de uma demonstração de grandeza e força interior, contrastando, por vezes, com os nossos pequenos cansaços e desalentos.

    Ficará para sempre como exemplo, para quem lidou com ela, de que as instituições são maiores que as pessoas e que uma vida pode valer a pena pela dedicação a uma causa.

    Não posso concluir sem referir a experiência que passei com esta grande senhora como minha professora. Recordo o gosto com que ela nos ensinava – uma pessoa que fazia aquilo que realmente gostava – e a sua capacidade pedagógica de motivar e incentivar os alunos para melhorarem e progredirem.

    Ao terminar este meu testemunho, agradeço ter privado com ela, e onde quer que esteja, se sinta orgulhosa do trabalho que deixou. E espero que veja em nós a força de continuar a levar esta escola, como o nosso fundador nos ensinou - “ Com os olhos postos no futuro” - e nesta ocasião solene , com o pensamento e o coração no passado.

    Bem haja, Professora Maria Lucília, obrigado por tudo.