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As regras do jogo de xadrez
O jogo de xadrez é jogado entre dois adversários, que movimentam peças num tabuleiro quadrado chamado ‘tabuleiro de xadrez’. O jogador com as peças brancas começa o jogo. Diz-se ser ‘a vez’ do jogador, quando seu adversário completou um lance.
Objetivo:
O objetivo de cada jogador é colocar o rei adversário ‘sob ataque’, de tal forma que o adversário não tenha lance legal a evitar a ‘captura’ de seu rei no lance seguinte. O jogador a alcançar tal objetivo, ganhou a partida e diz-se, deu ‘mate’ no adversário. O jogador que levou o mate, perdeu a partida.

Posição Inicial das Peças no Tabuleiro.
O tabuleiro de xadrez é constituído de uma malha quadriculada de 8x8, com 64 casas iguais, alternadamente claras (as casas ‘brancas’) e escuras (as casas ‘pretas’). O tabuleiro de xadrez é colocado entre os jogadores de forma a deixar a casa à direita de cada jogador de cor branca.
No início da partida, um jogador tem 16 peças de cor clara (as peças ‘brancas’); o outro tem 16 peças de cor escura (as peças ‘pretas’).
Essas peças são como a seguir:
Um rei branco, usualmente indicado pelo símbolo |

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Uma dama branca, usualmente indicada pelo símbolo |

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Duas torres brancas, usualmente indicadas pelo símbolo |

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Dois bispos brancos, usualmente indicados pelo símbolo |

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Dois cavalos brancos, usualmente indicados pelo símbolo |

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Oito peões brancos, usualmente indicados pelo símbolo |

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Um rei preto, usualmente indicado pelo símbolo |

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Uma dama preta, usualmente indicada pelo símbolo |

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Duas torres pretas, usualmente indicadas pelo símbolo |

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Dois bispos pretos, usualmente indicados pelo símbolo |

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Dois cavalos pretos, usualmente indicados pelo símbolo |

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Oito peões pretos, usualmente indicados pelo símbolo |

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A posição inicial das peças no tabuleiro é a seguinte:

As oito linhas verticais são chamadas de ‘colunas’. As oito linhas horizontais são chamadas de ‘fileiras’. As linhas de casas da mesma cor, de borda a borda, são chamadas de ‘diagonais’

Movimento das Peças
Nenhuma peça pode se mover a uma casa ocupada por uma peça de sua cor. Se uma peça move-se para uma casa ocupada por uma peça adversária, esta é capturada e retirada do tabuleiro, isso fazendo parte do mesmo lance. Diz-se estar uma peça atacando uma casa se esta peça puder capturar naquela casa.
Dama:
A dama move-se para qualquer casa ao longo da coluna, fileira ou diagonal que ocupa.

Torre:
A torre move-se a qualquer casa ao longo da coluna ou fileira que ocupa.

Bisbo:
O bispo move-se a qualquer casa ao longo de uma diagonal que ocupa.

Ao executar seus lances, a dama, a torre ou o bispo não podem ‘pular’ sobre nenhuma peça em seu caminho.
Cavalo:
O cavalo move-se para a casa mais próxima em relação à qual ocupa, mas não na mesma coluna, fileira ou diagonal. Considera-se que ele ‘não passa’ pelas casas adjacentes.

Peão:
a)O peão avança para uma casa vazia, imediatamente à sua frente na mesma coluna, ou
b) em seu primeiro lance o peão pode avançar duas casas na mesma coluna, desde que ambas estejam vazias, ou
c) o peão avança a uma casa ocupada por uma peça adversária, que esteja diagonalmente à sua frente, numa coluna adjacente, capturando aquela peça.

Ao alcançar a última fileira, um peão deve ser imediatamente trocado, como parte integrante da mesma jogada, por uma dama, torre, bispo, ou cavalo da mesma cor. A escolha do jogador não está restrita a peças capturadas previamente. Esta troca de um peão por outra peça é chamada de ‘promoção’ e o efeito da peça promovida é imediato.
Movimento do rei
a)O rei pode mover-se de duas formas:
I)indo para qualquer casa adjacente não atacada por uma ou mais peças adversárias,

ou
II)‘rocando’.
Este é um lance do rei com qualquer das torres de mesma cor situada na mesma fileira e é considerado como um lance de rei apenas. Ele é executado como a seguir:
O rei é transferido de sua casa original a duas casas em direção à torre e, então, a torre é transferida sobre o rei para a casa qual o rei acaba de atravessar.
Antes do roque grande das pretas. |
Depois do roque grande das pretas. |

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1)O roque é ilegal:
a]se o rei já foi jogado ou
b]com uma torre que já tenha sido jogada. |
2)O roque está temporariamente impedido:
a]se a casa original do rei ou uma casa pela qual o rei deve passar ou ainda a casa a ser ocupada pelo rei ao fim do roque, estiver atacada por uma peça adversária.
b]se houver alguma peça entre o rei e a torre com a qual se pretende rocar. |
b)Um rei é dito ‘em xeque’, se estiver sob o ataque de uma ou mais peças adversárias, mesmo que essas peças não possam se mover. Avisar um xeque não é obrigatório. Um jogador não deve fazer um lance que coloque ou deixe seu rei em xeque.

Partida Terminada
A partida é ganha pelo jogador que, executando um lance legal, deu mate no rei do adversário. Isto termina a partida imediatamente.
A partida é vencida pelo jogador cujo adversário declara que abandona. Isto termina a partida imediatamente.
Empate:
A partida está empatada quando um jogador, que tem a vez de jogar, não tem um lance legal para fazer e cujo rei não está em xeque. Diz-se, então, que o rei está ‘afogado’. Isto termina a partida imediatamente.
A partida pode terminar no empate se uma posição idêntica está por aparecer, ou apareceu no tabuleiro, pela terceira vez.
A partida pode terminar no empate, se ambos os jogadores completarem 50 lances consecutivos sem a movimentação de qualquer peão e sem a captura de qualquer peça.
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