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Gapo  
 

    O Gabinete de Apoio e Orientação (GAPO) é uma estrutura de apoio específico do Externato João Alberto Faria, onde funcionam dois serviços:

    O Serviço de Psicologia e Orientação: tem como principal objectivo prestar apoio de natureza psicológica e psicopedagógica a alunos, professores, pais e encarregados de educação, tendo em vista o sucesso escolar, a efectiva igualdade de oportunidades e adequação das respostas educativas; assim como, promover actividades específicas no âmbito da orientação escolar e profissional, que apoiem os alunos no processo de escolha e planeamento de carreiras. Este serviço é orientado por uma psicóloga clínica a tempo inteiro.

    O Serviço de Educação Especial e Apoios Educativos: tem como principal objectivo prestar apoio a alunos com necessidades educativas especiais, aos pais e aos professores desses alunos, bem como, estudar, avaliar e orientar  as intervenções adequadas para cada caso, juntamente com os vários sectores da escola. Este serviço é orientado por um professor do Externato com 50% de redução de horário.

    O trabalho de colaboração realizado por estes dois serviços tem em vista a promoção do sucesso escolar dos alunos e do seu desenvolvimento global, incluindo-os numa escola que é de todos e para todos.

    Este trabalho conjunto teve início no ano lectivo de 1995/96, aquando da criação deste gabinete pedagógico. Desde essa altura, os serviços do GAPO têm ajudado a promover várias actividades, por forma a que o Externato João Alberto Faria seja uma escola voltada para o futuro, com sucessos reais e cada vez mais inclusiva; onde os alunos sintam que não foram abandonados, mas sim, encaminhados, levando-os progressivamente a tomar consciência que houve um caminho que foi construído com eles e para eles.

    Aquilo que nos parece mais inovador nesta estrutura de apoio, para além das múltiplas actividades realizadas por cada um dos serviços, ou pelos dois em colaboração, é o modo de funcionamento, que foi sendo edificado ao longo dos anos a pensar exclusivamente no sucesso e bem estar dos alunos, muitas vezes só observado a longo prazo.

                Assim:

    1.   Os dois serviços partilham o mesmo espaço e têm horas em comum, o que facilita a comunicação e a complementaridade.

    2.   A participação e a colaboração do GAPO com os diversos órgãos da escola, possibilita um conhecimento mais profundo da realidade escolar e, consequentemente, de cada aluno com necessidades educativas especiais, o que permite uma acção mais eficaz.

    3.   O facto do professor responsável pelo Serviço de Educação Especial e Apoios Educativos estar a leccionar ( porque é professor ), permite que o GAPO não se distancie da realidade do processo de ensino-aprendizagem.

    4.   O GAPO reforça o contacto, que a Direcção de Ano iniciou, com os Encarregados de Educação dos alunos com necessidades educativas especiais e é um espaço disponível para Alunos e Encarregados de Educação que sintam necessidade de recorrer a uma ajuda especializada.

    5.   O GAPO dispõe, ainda, de um horário de atendimento a professores para discussão de casos problemáticos, acompanhados ou não, por estes serviços, o que permite uma pedagogia mais diferenciada dentro da sala de aula.

    6.   O facto do GAPO fazer parte integrante dos Conselhos de Turma, onde existem alunos com necessidades educativas especiais, possibilita uma passagem de informação mais directa, o que permite uma acção mais ajustada à realidade do aluno.

           7. O G.A.P.O reúne toda a informação proveniente dos Conselhos de Turma, o que permite solicitar ao exterior apenas os serviços especializados necessários, quando estes não existem na escola.

     Para além das actividades que compete desenvolver a cada um dos serviços do GAPO e que fazem parte do Regulamento Interno do Externato João Alberto Faria, destacamos algumas que constituem um complemento extremamente importante para o sucesso escolar e bem estar dos alunos:

    1.   Permanente actualização do Centro de Recursos do GAPO, com materiais didácticos e bibliográficos que são uma preciosa ajuda para quem trabalha com alunos.

    2.   Formação a professores, pessoal administrativo e auxiliares de acção educativa, o que permite uma actualização e partilha de saberes, por forma a que a acção pedagógica seja o mais ajustada possível à realidade dos alunos.

    3.   Projecto de Orientação Escolar e Profissional do 9.º ano, integrado na área disciplinar não curricular de Formação Cívica, promovendo ao mesmo tempo uma exploração planeada das oportunidades escolares e profissionais e desenvolvendo nos alunos atitudes, capacidades, conhecimentos, autonomia e responsabilidade para uma decisão consciente sobre o seu futuro. Foi ainda construído um Guia de Orientação Escolar e Profissional, por forma a que os alunos desenvolvam um trabalho sustentado.

    Toda esta estrutura específica de apoio do Externato João Alberto Faria, bem como toda a sua acção pedagógica foi / é concebida, como já referimos, a pensar no desenvolvimento integral dos alunos, constitui, assim, uma mais valia para que os alunos com necessidades educativas especiais, sejam elas permanentes ou não, desenvolvam as competências fundamentais nas diversas áreas do seu processo de ensino-aprendizagem  de uma forma flexível e ajustada à sua própria realidade.