Página Principal | O Fundador | A Escola Nova | Jornal | Galerias | Links
CONCURSO ENTRE PALAVRAS  
 

EXTERNATO JOÃO ALBERTO FARIA VENCE FINAL DO CONCURSO ENTRE PALAVRAS

(Integrado no Plano Nacional de Leitura- LER+,

concurso promovido pelo Jornal de Notícias)


Gonçalo Silva (9ºB), Maria Beatriz Morais (9ºH), Miguel Pinheiro (8º B) e Pedro Carvalho (9ºG) estão de parabéns. Foram representar o distrito de Lisboa na 8ª finalíssima do concurso Entre Palavras- forum e debate de ideias - e ganharam, com mérito, o debate final contra a equipa de Aveiro.

Este forum é promovido pelo Jornal de Notícias, apoiado pelo Plano Nacional de Leitura e pretende desenvolver as competências de leitura e argumentação nos alunos do Ensino Básico. É a quarta vez que o Externato participa no concurso, tendo sempre saído vencedor da final distrital de Lisboa. Desta vez, o prémio foi mais gratificante. Após muitos debates, ensaios, preparação exaustiva, leitura de jornais, o grupo de alunos preparou-se para apresentar e defender a tese sobre o tema da Criatividade em Braga, no dia 6 de junho e ganha a grande final. Quatro alunos do EJAF e quatro alunos da Escola EB2.3 do Lumiar, agrupamento Lindley Cintra, viajam rumo ao Parque de Exposições de Braga de modo a defender a tese que venceu no distrito de Lisboa- Criatividade. O primeiro debate é contra a equipa que representa o distrito do Porto, ambas as equipas muito bem preparadas, mas o júri decide premiar Lisboa ( equipa do EJAF e da escola do Lumiar), anunciando o nosso distrito como finalista. No debate final, moderado pela jornalista Fátima Campos Ferreira, estamos perante um momento de elevada qualidade, (ao nível do melhor Prós e Contras) – Gonçalo Silva, Beatriz Morais, Miguel Pinheiro e Pedro Carvalho, defendiam com coesão, qualidade discursiva e um excelente poder argumentativo, mostrando rigor nos argumentos, respeitando a equipa adversária (distrito de Aveiro) e respondendo com rapidez e eficácia às questões colocadas, a tese sobre o tema da Poupança, tese proposta para o debate final.

Nesta vitória não podemos esquecer o caloroso apoio da nossa claque, sempre ordeira, mas libertando a euforia nos grandes momentos que tivémos. Parabéns claque! (constituída pelos alunos que participaram nos debates intra e interturmas na escola- turmas do 8º B, 8º H, 8º I, 9º B, 9ºE, 9ºF, 9ºH e 9ºG).

Os alunos finalistas foram preparados pelas professoras Abigail Neto, Rafaela Godinho, Teresa Simões e Sónia Pino, mas temos ainda que elogiar todo o trabalho de moderação e preparação que foi feito nos debates intra e interturmas por estas professoras e também pelo professor José Melícias. Obrigada ainda às professoras Dulce Cunha e Paula Luz que disponibilizaram as aulas de Área de Estudo para a investigação e desenvolvimento das teses em algumas turmas do oitavo ano.

Caros alunos, continuem a ler os jornais...para o ano esperamos desenvolver novos debates e encontrar os nossos novos heróis da palavra...

Rafaela Godinho