PLANO DE ACTIVIDADES DO CENTRO DE RECURSOS 2005/2006
Pretende-se que o Centro de Recursos seja um dos suportes das actividades culturais onde está inserido: a escola. Por isso, deverá ser entendido como um espaço gerador de dinâmicas e um recurso educativo por excelência.
No seu sentido mais amplo, o Centro de Recursos surge como um meio de acesso ao conhecimento. O convívio com o livro, a prática da leitura e da escrita e o contacto com as novas tecnologias de informação, contribuem para o desenvolvimento integral do indivíduo e permitem uma melhor compreensão do mundo que o rodeia. Podemos concluir, deste modo, que através do Centro de Recursos se poderá promover uma prática sócio-cultural de educação permanente.
Para que os alunos compreendam a importância da leitura e adiram a este espaço, há que alterar e transformar a necessidade de informação e de conhecimento que se apresenta muitas vezes como imposta e não como desejada. Há que retomar o prazer de conhecer e de ler; como tal é fundamental que o Centro de Recursos leve a cabo práticas pedagógicas e educativas nas quais a comunidade estudantil se reveja. Os alunos não devem entrar no Centro de Recursos só à procura de um livro, mas devem procurar a novidade e a aventura.
Os projectos que se propõem tentam promover o desenvolvimento pessoal e social dos alunos, através de uma intervenção pedagógica cuidada em que fique latente nos jovens uma cultura de cidadania. A nossa escola sempre teve como pedra de toque uma cultura de excelência, como tal, “ pobre é o discípulo que não excede o seu mestre”.
ACTIVIDADES DE ANIMAÇÃO DO CENTRO DE RECURSOS
- Frases a afixar no espaço Biblioteca: “ Pensamento/ Reflexão da Semana”
. Objectivo: Fomentar o gosto pela leitura reflexiva.
- Debates/Exposições; Temas:
“ A Constituição Europeia” (Convidado Prof. Marcelo R. de Sousa)
“ A Sociedade Portuguesa do séc. XIX “, com base nas caricaturas de Rafael Bordalo Pinheiro (Prof. Conceição Rodrigues)
Sessões informativas
Testemunhos pessoais de autores
Actividades de estímulo à leitura e à escrita, tais como:
- Concurso de Poesia
- “A Hora da Escrita”
Objectivos: Criar condições de promoção de uma escola verdadeiramente cultural;
Fomentar o gosto pelo Centro de Recursos como espaço de cultura e de
aprendizagem.
-Actividades de estímulo à Leitura e à Escrita:
“ A Hora do Conto” (periodicidade mensal)
“ O livro do Mês” (“ “ )
“ Galeria de Retratos e Poesia” (periodicidade mensal)
“ Carta Aberta aos jovens do séc. XXI” (actividade a realizar no 2º período)
. Objectivos: Desenvolver o gosto pela leitura e pelo livro;
Saber ler e interpretar;
Contactar fisicamente com o livro;
Implementar o gosto pela poesia como forma de escrita/atitude face ao mundo;
Ajudar a desenvolver juízos de valor sobre o mundo;
Promover a ideia de Escola que Ensina e Aprende.
- Actividade a desenvolver no dia da Oferta da Escola:
Simulação de escritores portugueses
. Objectivo: Aprofundar o conhecimento sobre alguns autores portugueses e as suas obras.
- Participação com artigos de opinião no jornal da Escola
Objectivos:Educar para a cidadania e para uma cultura de opinião/liberdade;
Desenvolver a capacidade de reflexão crítica e de cidadania responsável.
- Realização da 4ª Feira do Livro do EJAF
. Objectivo: Promover o intercâmbio entre a escola e a comunidade.
- Realização de Acções de Formação para a técnica de Biblioteca (5 horas)
. Objectivo: Monitorizar os conhecimentos para um desempenho mais competente e eficaz.
ORGANIZAÇÃO DE OUTRAS ACTIVIDADES
. Intercâmbio com organizações e instituições nacionais e estrangeiras
. Promover protocolos de colaboração
. Integrar a Biblioteca na Rede das Bibliotecas Escolares
. Levar a cabo projectos para concursos
. Contactos para aquisição de obras e materiais audiovisuais
. Participação, sempre que solicitada, na promoção de eventos culturais
. Melhor organização da ecologia do espaço do Centro de Recursos