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CREC  
 

 

PLANO DE ACTIVIDADES DO CENTRO DE RECURSOS 2005/2006

Pretende-se que o Centro de Recursos seja um dos suportes das actividades culturais onde está inserido: a escola. Por isso, deverá ser entendido como um espaço gerador de dinâmicas e um recurso educativo por excelência.

No seu sentido mais amplo, o Centro de Recursos surge como um meio de acesso ao conhecimento. O convívio com o livro, a prática da leitura e da escrita e o contacto com as novas tecnologias de informação, contribuem para o desenvolvimento integral do indivíduo e permitem uma melhor compreensão do mundo que o rodeia. Podemos concluir, deste modo, que através do Centro de Recursos se poderá promover uma prática sócio-cultural de educação permanente.

Para que os alunos compreendam a importância da leitura e adiram a este espaço, há que alterar e transformar a necessidade de informação e de conhecimento que se apresenta muitas vezes como imposta e não como desejada. Há que retomar o prazer de conhecer e de ler; como tal é fundamental que o Centro de Recursos leve a cabo práticas pedagógicas e educativas nas quais a comunidade estudantil se reveja. Os alunos não devem entrar no Centro de Recursos só à procura de um livro, mas devem procurar a novidade e a aventura.

Os projectos que se propõem tentam promover o desenvolvimento pessoal e social dos alunos, através de uma intervenção pedagógica cuidada em que fique latente nos jovens uma cultura de cidadania. A nossa escola sempre teve como pedra de toque uma cultura de excelência, como tal, “ pobre é o discípulo que não excede o seu mestre”.

ACTIVIDADES DE ANIMAÇÃO DO CENTRO DE RECURSOS

 

- Frases a afixar no espaço Biblioteca: “ Pensamento/ Reflexão da Semana”

 

. Objectivo: Fomentar o gosto pela leitura reflexiva.

- Debates/Exposições; Temas:

  • “ A Constituição Europeia” (Convidado Prof. Marcelo R. de Sousa)
  • “ A Sociedade Portuguesa do séc. XIX “, com base nas caricaturas de Rafael Bordalo Pinheiro (Prof. Conceição Rodrigues)
  • Sessões informativas
  • Testemunhos pessoais de autores
  • Actividades de estímulo à leitura e à escrita, tais como:

- Concurso de Poesia

- “A Hora da Escrita”

 

  • Objectivos: Criar condições de promoção de uma escola verdadeiramente cultural;

Fomentar o gosto pelo Centro de Recursos como espaço de cultura e de

aprendizagem.

-Actividades de estímulo à Leitura e à Escrita:

“ A Hora do Conto” (periodicidade mensal)

“ O livro do Mês” (“ “ )

“ Galeria de Retratos e Poesia” (periodicidade mensal)

“ Carta Aberta aos jovens do séc. XXI” (actividade a realizar no 2º período)

 

  • . Objectivos: Desenvolver o gosto pela leitura e pelo livro;

Saber ler e interpretar;

Contactar fisicamente com o livro;

Implementar o gosto pela poesia como forma de escrita/atitude face ao mundo;

Ajudar a desenvolver juízos de valor sobre o mundo;

Promover a ideia de Escola que Ensina e Aprende.

 

- Actividade a desenvolver no dia da Oferta da Escola:

Simulação de escritores portugueses

 

  • . Objectivo: Aprofundar o conhecimento sobre alguns autores portugueses e as suas obras.

 

- Participação com artigos de opinião no jornal da Escola

  • Objectivos:Educar para a cidadania e para uma cultura de opinião/liberdade;

    Desenvolver a capacidade de reflexão crítica e de cidadania responsável.

 

- Realização da 4ª Feira do Livro do EJAF

 

. Objectivo: Promover o intercâmbio entre a escola e a comunidade.

 

- Realização de Acções de Formação para a técnica de Biblioteca (5 horas)

 

. Objectivo: Monitorizar os conhecimentos para um desempenho mais competente e eficaz.

 

ORGANIZAÇÃO DE OUTRAS ACTIVIDADES

. Intercâmbio com organizações e instituições nacionais e estrangeiras

. Promover protocolos de colaboração

. Integrar a Biblioteca na Rede das Bibliotecas Escolares

. Levar a cabo projectos para concursos

. Contactos para aquisição de obras e materiais audiovisuais

. Participação, sempre que solicitada, na promoção de eventos culturais

. Melhor organização da ecologia do espaço do Centro de Recursos

A Coordenadora do Centro de Recursos

 

Prof. Conceição Rodrigues

 

Julho de 2005