|
Externato João Alberto Faria
Equipa de Saúde Escolar
E
Associação de Pais do EJAF
Colóquio
Obesidade Infantil: Epidemia Silenciosa
É nos meios urbanos que a obesidade infantil deixa a sua marca mais pesada. No entanto, a ruralidade também não mostra um cenário diferente. As estatísticas dizem que, a nível nacional, 31,5% das crianças entre os 9 e os 16 anos são obesas ou sofrem de excesso de peso. E daqui sobressai uma conclusão: é preciso agir. Caso contrário, a já ameaçada esperança média de vida destes miúdos vai ser ainda mais curta do que aquela que a geração dos pais tem neste momento.
Perante a informação que é disponibilizada constantemente, ainda é pouca a sensibilização a sério para este problema, que a Organização Mundial de Saúde entende como epidemia. Parecem passar despercebidas a pais e Estado as consequências reais a longo prazo. Sobretudo quando se tem em conta que a alimentação incorrecta e a escassa prática de actividade física são a base desta situação, não só nos adultos, mas particularmente na população infantil.
Certo é que, neste momento, calcula-se que no futuro haja mais adultos que, para além de obesos, vão sofrer de patologias cardiovasculares, cada vez mais cedo. Vão ser mais atingidos pelos efeitos da diabetes tipo 2, que também sobe a olhos vistos nos jovens de hoje. Já para não falar de distúrbios da personalidade, decorrentes do estigma de ser gordo: há um miúdo à porta de um prédio, toca à campainha, diz o seu nome, mas lá em cima no apartamento o amigo só o conhece quando ouve: «Sou eu, o gordo.»
Fonte: Medicina e Saúde
No âmbito da actividade “Chás de Honra para Pais e Filhos”, do programa de Educação para a Saúde, o Externato João Alberto Faria, a Equipa de Saúde Escolar e a Associação de Pais promoveu um colóquio sobre alimentação no dia 20 de Abril de 2007, pelas 18 horas, no refeitório deste estabelecimento de ensino. Foram convidados todos os pais e encarregados de educação, bem como os respectivos educandos e outros interessados.
O Colóquio foi dinamizado por duas nutricionistas: Dr.ª Paula Veloso e Dr.ª Filipa Cortez Faria, que debateram temas ligados à obesidade infantil, bem como esclareceram dúvidas colocadas pelos presentes.
Participaram cerca de cinquenta pais, encarregados de educação e alunos, assim como os Directores de Ano do Ensino Básico, os coordenadores do projecto de Educação para a Saúde, elementos da Associação de Pais e da Equipa de Saúde Escolar e a Direcção do EJAF. A sessão foi moderada pela Enfermeira Marta Correia e pelo Dr. Jorge da Cunha.
Ver fotos...
|
|