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Regras do Xadrez

 
 

As regras do jogo de xadrez

O jogo de xadrez é jogado entre dois adversários, que movimentam peças num tabuleiro quadrado chamado ‘tabuleiro de xadrez’. O jogador com as peças brancas começa o jogo. Diz-se ser ‘a vez’ do jogador, quando seu adversário completou um lance.
Objetivo:
O objetivo de cada jogador é colocar o rei adversário ‘sob ataque’, de tal forma que o adversário não tenha lance legal a evitar a ‘captura’ de seu rei no lance seguinte. O jogador a alcançar tal objetivo, ganhou a partida e diz-se, deu ‘mate’ no adversário. O jogador que levou o mate, perdeu a partida.

Posição Inicial das Peças no Tabuleiro.

O tabuleiro de xadrez é constituído de uma malha quadriculada de 8x8, com 64 casas iguais, alternadamente claras (as casas ‘brancas’) e escuras (as casas ‘pretas’). O tabuleiro de xadrez é colocado entre os jogadores de forma a deixar a casa à direita de cada jogador de cor branca.

No início da partida, um jogador tem 16 peças de cor clara (as peças ‘brancas’); o outro tem 16 peças de cor escura (as peças ‘pretas’).

Essas peças são como a seguir:


Um rei branco, usualmente indicado pelo símbolo

Uma dama branca, usualmente indicada pelo símbolo

Duas torres brancas, usualmente indicadas pelo símbolo

Dois bispos brancos, usualmente indicados pelo símbolo

Dois cavalos brancos, usualmente indicados pelo símbolo

Oito peões brancos, usualmente indicados pelo símbolo

          

 

Um rei preto, usualmente indicado pelo símbolo

Uma dama preta, usualmente indicada pelo símbolo

Duas torres pretas, usualmente indicadas pelo símbolo

Dois bispos pretos, usualmente indicados pelo símbolo

Dois cavalos pretos, usualmente indicados pelo símbolo

Oito peões pretos, usualmente indicados pelo símbolo




A posição inicial das peças no tabuleiro é a seguinte:

Posição Inicial

As oito linhas verticais são chamadas de ‘colunas’. As oito linhas horizontais são chamadas de ‘fileiras’. As linhas de casas da mesma cor, de borda a borda, são chamadas de ‘diagonais’

Movimento das Peças

Nenhuma peça pode se mover a uma casa ocupada por uma peça de sua cor. Se uma peça move-se para uma casa ocupada por uma peça adversária, esta é capturada e retirada do tabuleiro, isso fazendo parte do mesmo lance. Diz-se estar uma peça atacando uma casa se esta peça puder capturar naquela casa.

Dama:
A dama move-se para qualquer casa ao longo da coluna, fileira ou diagonal que ocupa.

Movimentos possíveis da dama


Torre:
A torre move-se a qualquer casa ao longo da coluna ou fileira que ocupa.

Movimentos possíveis da torre

Bisbo:
O bispo move-se a qualquer casa ao longo de uma diagonal que ocupa.

Movimentos possíveis do bispo

Ao executar seus lances, a dama, a torre ou o bispo não podem ‘pular’ sobre nenhuma peça em seu caminho.

Cavalo:
O cavalo move-se para a casa mais próxima em relação à qual ocupa, mas não na mesma coluna, fileira ou diagonal. Considera-se que ele ‘não passa’ pelas casas adjacentes.

Movimentos possíveis do cavalo

Peão:
a)O peão avança para uma casa vazia, imediatamente à sua frente na mesma coluna, ou
b) em seu primeiro lance o peão pode avançar duas casas na mesma coluna, desde que ambas estejam vazias, ou
c) o peão avança a uma casa ocupada por uma peça adversária, que esteja diagonalmente à sua frente, numa coluna adjacente, capturando aquela peça.

Movimentos possíveis do peão


 Ao alcançar a última fileira, um peão deve ser imediatamente trocado, como parte integrante da mesma jogada, por uma dama, torre, bispo, ou cavalo da mesma cor. A escolha do jogador não está restrita a peças capturadas previamente. Esta troca de um peão por outra peça é chamada de ‘promoção’ e o efeito da peça promovida é imediato.


Movimento do rei
a)O rei pode mover-se de duas formas:
I)indo para qualquer casa adjacente não atacada por uma ou mais peças adversárias,

Movimentos possíveis do rei


ou
II)‘rocando’.
Este é um lance do rei com qualquer das torres de mesma cor situada na mesma fileira e é considerado como um lance de rei apenas. Ele é executado como a seguir:
O rei é transferido de sua casa original a duas casas em direção à torre e, então, a torre é transferida sobre o rei para a casa qual o rei acaba de atravessar.


Antes do roque grande das pretas.

Depois do roque grande das pretas.



1)O roque é ilegal:


a]se o rei já foi jogado ou
b]com uma torre que já tenha sido jogada.



2)O roque está temporariamente impedido:


a]se a casa original do rei ou uma casa pela qual o rei deve passar ou ainda a casa a ser ocupada pelo rei ao fim do roque, estiver atacada por uma peça adversária.
b]se houver alguma peça entre o rei e a torre com a qual se pretende rocar.

b)Um rei é dito ‘em xeque’, se estiver sob o ataque de uma ou mais peças adversárias, mesmo que essas peças não possam se mover. Avisar um xeque não é obrigatório. Um jogador não deve fazer um lance que coloque ou deixe seu rei em xeque.



Partida Terminada
A partida é ganha pelo jogador que, executando um lance legal, deu mate no rei do adversário. Isto termina a partida imediatamente.

A partida é vencida pelo jogador cujo adversário declara que abandona. Isto termina a partida imediatamente.

Empate:

A partida está empatada quando um jogador, que tem a vez de jogar, não tem um lance legal para fazer e cujo rei não está em xeque. Diz-se, então, que o rei está ‘afogado’. Isto termina a partida imediatamente.

A partida pode terminar no empate se uma posição idêntica está por aparecer, ou apareceu no tabuleiro, pela terceira vez.
A partida pode terminar no empate, se ambos os jogadores completarem 50 lances consecutivos sem a movimentação de qualquer peão e sem a captura de qualquer peça.